''Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração.'' Trata-se da história de Bruno, um meino de oito anos, filho de um soldado nazista que acabara de assumir um cargo em um campo de concentração de Auschwitz.Isso faz com que sua família deixe Berlim (Alemanha) para se mudarem para uma casa no interior muito isolada onde não havia o que fazer para uma criança da sua idade.Ao explorar o local ele conhece Shmuel, um menino judeu que vestia sempre pijama listrado e trabalhava no campo de concentração.Depois de conversarem muito,tornaram-se amigos. Depois de um tempo,Shmuel começa a trabalhar na casa de seu amigo e ao conversarem o soldado lhe pressiona a dizer que o garoto roubara, ele trai Shmuel confirmando.Mas Shmuel não briga com Bruno, com a condição que ele o ajude a procurar o seu pai que desapareceu no campo de concentração.O que Bruno nem Shmuel sabiam é que o seu pai foi queimado junto com outro grupo de homens, e ao entrarem na cabana dos homens que estavam prestes a ser queimados também, eles são levados até um lugar ondem foram queimados vivos. A intenção do autor em fazer o livro foi em mostrar como era o nazismo e como as crianças e adultos são diferentes em relação á amizade, o amor e o companherismo. Nossa opinião sobre o filme: Poxa Cássia, que trágico! Queremos assistir ''Os ursinhos Carinhosos'' !
Por: Bruna Brito&Julia Ribas.
domingo, 22 de agosto de 2010
O menino de pijama listrado Sinopse
Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto.
Qual foi a intenção do autor ao escrever o livro "O menino de pijama listrado"?
A intenção do autor foi dar um perspectiva singular sobre os efeitos que o preconceito, o ódio e a violência têm sobre pessoas inocentes, sobretudo crianças, durante a guerra.
Fatos marcantes da 2ª guerra mundial
O "Dia D", a invasão das praias da Normandia pelas forças aliadas. O primeiro sinal da virada da guerra.
As baixas maciças do exército alemão no front com os russos. O inverno russo enfraqueceu a cadeia de suprimentos levando à estagnação e a conseqüente retirada das forças alemãs frente aos russos.
O ataque a Pearl Harbor que trouxe os Estados Unidos à guerra, um ato decisivo, sem dúvida.
As bombas atômicas sobre o Japão.
Conseqüências da 2ª Guerra Mundial
Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
sábado, 21 de agosto de 2010
Está lançado o desafio ! Quem na sala vai conseguir pronunciar este trava-língua sem titubear. "Titubear", não sabe o significado? Pesquise galera!
Trava-Línguas
Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
Que tal uma revisão! Leia com atenção:
Veja abaixo o quadro-resumo:
Forma
Emprego
Exemplos
Por que
Em frases interrogativas (diretas e indiretas)Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações)
Por que ele chorou? (interrogativa direta)
Digam-me por que ele chorou. (interrogativa indireta)Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais)
Por quê
No final de frases
Eles estão revoltados por quê?
Ele não veio não sei por quê.
Porque
Em frases afirmativas e em respostas
Não fui à festa porque choveu.
Porquê
Como substantivo
Todos sabem o porquê de seu medo.
"O menino de pijama listrado’’
Bruno, de oito anos de idade, é filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. La ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.
O filme mostrou a realidade, do que aconteceu anos atrás, onde poderosos alemães odiavam os judeus por motivos políticos, e seu líder nazista foi Adolf Hitler, eles eram tremendamente cruéis, fizeram barbaridades com seres humanos. Atualmente há seguidores de Hitler.
Islane,Bruna,Daiane, Aparecida, Rosilene
Centro Municipal de Educação Agamenon Santana.
Brumado, 19 de Agosto de 2010.
Alunos: Gislei Rocha da Silva
Lingua Portuguesa Pró: Cáscia 7ªVb
."O menino do pijama listrado’’
Bruno, de oito anos de idade, é filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. La ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.
O filme mostrou a realidade, do que aconteceu anos atrás, onde poderosos alemães odiavam os judeus por motivos políticos, e seu líder nazista foi Adolf Hitler, eles eram tremendamente cruéis, fizeram barbaridades com seres humanos.
Escola: Centro Municipal de Educação Agamenon Santana Aluna: Victória de Oliveira Schwarz Aberceb Data: 19/08/2010
O menino do pijama listrado
Contexto:
O Menino do Pijama Listrado se passa em 1940 e tem início quando um menino de oito anos, Bruno, recebe a notícia de que terá que deixar sua confortável casa em Berlim e se mudar com a família para um lugar isolado, no campo. O motivo é a promoção de seu pai, um oficial nazista, que para ele é apenas um soldado. Bruno mora no que considera a casa perfeita, vai à escola, tem amigos e tudo que pode pedir. Uma mudança não estava nos planos do garoto que pretende ser explorador. Logo que chega à nova casa, pela janela de seu quarto, consegue avistar uma grande fazenda, onde adultos e crianças passam o dia todo vestidos com pijamas listrados. Essa fazenda que ele avista do quarto passa a ser a possibilidade que ele tem de alterar a rotina solitária do lugar e arranjar alguém para brincar. No lugar não tem nada para fazer.Bruno pergunta à mãe sobre as pessoas estranhas da fazenda, que andam sempre de “pijamas listrados” e é proibido de ir lá, mas seu instinto explorador fala mais alto e o garoto “descobre” um caminho. E lá ele conhece Shmuel, que também tem oito anos, mas vive do outro lado da cerca e forma uma improvável amizade com o menino judeu. Bruno não sabe o porquê de o garoto estar lá. As visitas ficam cada vez mais freqüentes e, curioso, ele passa a perguntar a seus pais e à sua irmã o que é esse lugar e quem são aquelas pessoas, mas as respostas, ora evasivas, ora negativas, não têm nada a ver com o que seu coração lhe diz. O local não tem nada de belo e de alegre como ele vê nos vídeos mostrados a seu pai, e o menino judeu não se parece em nada com o monstro desenhado por todos. Então por que ele tem que ser inimigo? Essa é uma das coisas que Bruno não consegue entender. Mas se o amigo Shmuel não pode vir para o lado de cá da cerca, por motivos que ele também não compreende, então talvez seja mais fácil que ele mesmo passe para o lado de lá. Shmuel ,que na metáfora mais óbvia, é um duplo de Bruno, menino da mesma idade que vive do outro lado da cerca que demarca o problema. Ali eles estabelecem essa relação como reflexo num espelho quebrado, em que de um lado existe o arquétipo pronto da vida no quadrante correto, e no outro a expressão de todos os problemas desse quadrante expostos em cada detalhe: no dente cariado, no cabelo raspado, em tudo o tal menino do pijama listrado é o mesmo que Bruno, só que do lado errado da cerca.
Fatos que marcaram a Segunda Guerra Mundial: A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia por tropas alemãs, a 1º de setembro de 1939. O conflito, travado principalmente entre os Aliados e as potências do Eixo, foi o que causou mais vítimas em toda a história da humanidade, atingindo países em todos os continentes.As principais potências aliadas foram a Inglaterra, os Estados Unidos, a União Soviética e a França. O Eixo foi formado pela Alemanha, a Itália e o Japão.
Intenção do autor ao produzir o livro O menino do pijama listrado:
A intenção do autor foi,relatar os fatos acontecidos com uma certa família na Segunda Guerra Mundial.Mas não era apenas uma família,era a família de um oficial nazista.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Maltratando a Língua
As fotos apresentam erros de ortografia e aparecem, em sua maioria, em anúncios e placas de todo o Brasil. Abaixo de cada imagem, não deixe de observar a grafia correta das palavras.
Alfabetização.
Tapioca. Feita na hora. Quem não pediu, peça. Quebra-queixo.
1 - Ascender com "sc" significa subir, elevar-se. O verbo ascender pode ser usado como transitivo e intransitivo. Veja os exemplos: Ele ascendeu ao cargo de diretor da empresa. Ele ascendeu ao céu. (Em ambos os casos, o verbo ascender é usado como verbo transitivo indireto) O elevador ascendeu. (Nesse caso, o verbo ascender é usado como verbo intransitivo)
2 - Acender com "c" significa "pôr fogo a", "fazer arder", "pôr em funcionamento" (sistema elétrico de iluminação). O verbo acender pode ser usado como verbo transitivo direto. Por exemplo: Por favor, acenda a luz. Está na hora de acendermos a fogueira.
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO é uma adaptação do famoso livro de John Boyne. O filme se passa em 1940 e tem inicio com o garoto Bruno retornando a escola com seus amigos correndo pelas ruas. Seu pai um oficial nazista de grande reputação está sendo promovido e toda a família terá de sair da bela casa que residem em Berlim e morar em um lugar afastado no campo. (Em nenhum momento no filme é citado que se trata de Auschwitz).
Seu pai encara essa promoção como uma missão, não conta a ninguém de sua família que está indo assumir o cargo de direção de um campo de concentração.
Assim que chega na casa, Bruno da janela do seu quarto vê ao longe uma fazenda e acredita que poderá ir até lá para fazer novos amigos, já que se sente sozinho e sem ninguém para brincar. Bruno pergunta se pode visitar os vizinhos, o que é negado.
O menino desobedece a ordem dada pelos seus pais e sai em direção a fazenda.
Chegando lá ele encontra Shmuel, um menino que deve ter a mesma idade que ele, sentado próximo a um carrinho de mão, com o olhar triste.
Surge a possibilidade de um novo amigo, mas Shmuel vive do outro lado da cerca e está sempre com seu pijama listrado.
As visitas de Bruno passam a ser diárias e a amizade entre os dois meninos começa a crescer, fazendo com que ele comece a questionar os pais e a irmã, querendo saber mais sobre aquele lugar e quem são aquelas pessoas que passam o dia todo de pijama listrado. As respostas são vazias e negativas e ele não acredita.
Seu pai recebe em sua casa outros oficiais nazistas para assistir a um filme montado sobre os campos de concentração, onde o que é mostrado são crianças felizes, bem alimentadas com suas famílias sorridentes.
Bruno passa a perguntar ao amigo sobre o que ele viu no filme. Mas o campo de concentração não tem nada de belo e de alegre como ele viu escondido no filme que seu pai passou para os outros oficiais, ficando Bruno ainda mais sem entender das coisas quando dizem a ele que Shmuel é seu inimigo.
A essa altura sua mãe já descobriu que a fazenda ao lado se trata de um campo de concentração e que a fumaça preta e o forte odor que vem daquela fazenda se trata do extermínio de judeus.
Ela começa a ficar angustiada com a situação, vendo a filha abandonar as bonecas e tomar uma postura totalmente diferente da que gostaria. Postura essa adquirida com as aulas particulares e do seu envolvimento com um soldado.
O que vê é o marido cada vez mais envolvido em algo que ela não gosta, assim, ela quer retornar para Berlim.
Consegue fazer com que o marido aceite a ideia dela retornar com os filhos para Berlim, mas ficam sem entender quando Bruno diz que não quer voltar, logo ele que não queria deixar seus amigos de escola.
Bruno vai até o amigo dizer que está indo embora no dia seguinte, vê o amigo triste porque seu pai foi levado para trabalhar com alguns outros homens e não retornou.
Ele quer ajudar o amigo, mas para ajudar a procurar o amigo terá que passar para o outro lado da cerca. Combinam que no dia seguinte logo cedo ele iria até lá para procurarem juntos pelo pai do amigo, mas para isso Shmuel terá de arrumar um pijama para ele também.
Bruno troca de roupa e passa para o outro lado da cerca... o desfecho do final é dramático e emocionante... sendo levados no meio de um grupo que vai para câmara de gás os meninos acabam morrendo.
A pureza e a ingenuidade nas atitudes de Bruno enfatizam ainda mais o horror do nazismo, que acabou de uma maneira ou de outra com a vida de muitas pessoas.
O tema já foi explorado muitas vezes e o que toca dessa vez e com surpresa, é a visão ingênua de uma criança em um mundo cruel dos adultos.
A amizade de Bruno e Shmuel mostrou o mundo onde os preconceitos de diversidades, sejam eles de qualquer categoria, credo, classe social ou cor, esmagam a esperança e a vontade de se viver em paz.
O desfecho chocante é de partir o coração, mas mostra a verdade dos fatos da época.